17 de fevereiro de 2013

APOIO DA BRIGADA MECANIZADA AO PROGRAMA DE TREINO DA ROYAL MILITARY ACADEMY DA BÉLGICA

No âmbito do intercâmbio entre as Forças Armadas Portuguesas e Belgas, a Brigada Mecanizada (BrigMec) recebeu a missão de apoiar a realização do “winter camp” da Royal Military Academy (RMA), durante o período entre 23 de Janeiro e 10 de Fevereiro de 2013.

Dos 153 Militares que constituíram o contingente belga, os 118 cadetes desenvolveram actividades no âmbito da táctica de Pelotão e de Companhia, nomeadamente patrulhas apeadas e montadas, ocupação de posições defensivas, reacção a emboscadas e ainda várias provas topográficas. As actividades foram acompanhadas e observadas pelo Comandante da RMA, Major-General Harry Vindevogel, que para o efeito, se deslocou a Portugal nos dias 05 e 06 de Fevereiro.

Além do treino militar, a comitiva belga teve oportunidade de efetuar algumas visitas culturais aos principais locais históricos e turísticos da região, atividade que contou com o apoio das autoridades e organismos locais.

O apoio prestado pela BrigMec foi apresentado no Welcome Briefing, onde, além dos aspetos relacionados com a segurança, foram indicadas as principais questões administrativas relacionadas com o quotidiano na BrigMec e referidos os apoios no âmbito das áreas de alojamento e treino que incluíram o Quartel da Pucariça e as regiões do Monte Novo e Valeira Alta. De relevar que o apoio envolveu todas as Unidades da BrigMec, tendo sido empregues, em permanência, 22 viaturas e respetivos condutores, além do pessoal de apoio às infraestruturas de treino.

No final, a comitiva belga expressou ao Comandante da Brigada Mecanizada, Major-General António Menezes, o reconhecimento pelo apoio prestado pelo Exército Português, em geral, e pela BrigMec em particular, que contribuiu para a formação pessoal e institucional dos futuros oficiais belgas, frisando a qualidade dos quadros e tropas que servem na Brigada Mecanizada.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.