15 de março de 2013

Arquivo Histórico Militar disponibiliza conteúdos online

Quem desejar efectuar uma pesquisa sobre a presença militar portuguesa na primeira Grande Guerra, em breve o poderá fazer a partir de casa, através de uma simples consulta na Internet. Para tal, o Exército Português iniciou a criação de uma base de dados contendo toda a informação disponível relativa à Guerra de 1914-1918.

Este arquivo, cujo comprimento total das pastas alinhadas tem cerca de 500 metros, guarda as fichas individuais de todos os militares que participaram no Corpo Expedicionário Português (CEP), bem como documentos relativos a aspectos logísticos, administrativos, operacionais, etc.

Este projecto, agora a ser implementado, surge no âmbito da evocação do centenário da primeira Grande Guerra, cujas celebrações terão início brevemente.

Além deste espólio, o Arquivo Histórico Militar já tem disponíveis online (através do sítio do exército) duas vertentes de pesquisa, uma compreendendo os Fundos e Colecções do arquivo, e a outra vocacionada para a pesquisa genealógica em registos militares, denominada GERMIL (Genealogia em Registos Militares).(DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.