15 de março de 2013

Música reforça ligação do Exército à sociedade

Participar no desenvolvimento cultural e musical da juventude da Madeira é a principal razão que leva a Banda Militar a colaborar com as escolas da Região, promovendo concertos e recitais, acções de sensibilização para os instrumentos. Esta manhã teve lugar mais um ‘Educação para o Som’, com quase 30 instrumentistas no Auditório da Escola Dr. Horácio Bento Gouveia.

Há vários anos que a parceria vem sendo desenvolvida com sucesso. A Banda é importante na projecção da imagem do Exército, disse o Comandante da Zona Militar da Madeira Marco Serronha, presente na ocasião. Mas mais importante, referiu o dirigente, “é o produto cultural que sai deste apoio que a Banda dá à formação musical dos nossos jovens”.

Em média a formação musical dá mais de um concerto didáctico por mês, em colaboração com as escolas. Há outros vocacionados para o público em geral, sendo o próximo no Dia da Zona Militar da Madeira, em Maio.

A Banda está actualmente sob a direcção do sargento-chefe Emídio Costa, que quer aproximar as crianças da música. Os encontros podem ser mais formais como o desta manhã, com a formação completa, ou mais descontraídos quando com grupos de música de câmara. Nestas acções de sensibilização, os militares falam das características do som, apresentam os instrumentos individualmente e depois tocam um reportório feito de peças eruditas para se habituarem e de sucessos do momento, como Lady Gaga e Adele para se sentirem à vontade, contou o maestro.

A logística nem sempre é fácil, sobretudo com as restrições financeiras. “Estamos a passar um período um pouco difícil, mas com muito esforço e imaginação conseguimos pôr as coisas a funcionar”. Este ano contam realizar 13 concertos pedagógicos.

Jaime Freitas, secretário regional de Educação e Recursos Humanos, esteve presente. Elogiou o trabalho da Banda Militar e a preocupação do Exército de através desta se dar a conhecer à sociedade. As escolas e os concertos pedagógicos funcionam precisamente como elementos de ligação de um "caminho de dois sentidos" em que a instituição militar, as instituições de ensino e os alunos saem beneficiados.(DNM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.