9 de março de 2013

CONCEITO ESTRATÉGICO DE DEFESA NACIONAL VAI «MUITO PARA ALÉM DOS CICLOS GOVERNATIVOS»

O Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) vai «muito para além dos ciclos governativos» afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, durante o debate na Assembleia da República, sobre as grandes opções do mesmo.

Considerando que o novo CEDN, actualmente em discussão no Parlamento, constitui «uma visão para a próxima década», Aguiar-Branco frisou que o documento dá também resposta a novos desafios que «obrigam a uma capacidade de resposta diferente das Forças Armadas».

O Governo tem sido «chamado vezes demais a discutir medidas de urgência e emergência» devido á conjuntura actual, mas este CEDN, que revê o conceito de 2003, vai «muito para além dos ciclos governativos», referiu o Ministro.

Para Aguiar-Branco, o «novo ambiente de segurança, as novas condições financeiras e as exigências das alianças obrigam a uma capacidade de resposta diferente das Forças Armadas».

Em resposta aos deputados, o Ministro da Defesa Nacional reiterou que as Forças Armadas «precisam de mais operacionalidade», pelo que «não podem consumir-se em matérias de natureza administrativa». Uma «readequação» que, conforme refere, não pode ficar condicionada «por quem se amarra às memórias do passado». (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.