9 de março de 2013

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO DE SEGURANÇA E DEFESA DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Nasceu em Sabrosa, no passado dia 04 de Março, o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD). O centro resulta de um desafio lançado pelo General Loureiro dos Santos ao qual o Município de Sabrosa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Exército Português se aliaram com o objectivo primeiro de fomentar o estudo de conflitos armados e oferecer pós-graduações, numa fase inicial e, posteriormente, mestrados e doutoramentos.

A cerimónia de assinatura do Protocolo, que decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Sabrosa, contou com a presença dos representantes das três entidades fundadoras do CEISDTAD bem como dos seus membros constituintes e comunidade civil. Nos discursos de abertura focaram-se temas como a pertinência da criação do centro; de que forma a realidade mundial põe em causa os actuais mecanismos de defesa e segurança vigentes; as novas ameaças e como podemos combate-las e, principalmente, quais serão os contributos desta parceria para a sociedade civil. Assim, o CEISDTAD constitui-se precisamente como um centro de investigação inter e transdisciplinar que terá como principais temas de estudo os eventos e fenómenos relacionados com as alterações decorrentes das implicações do desenvolvimento científico e tecnológico em conflitos de diversos tipos, nomeadamente nos conflitos em que se verifica a intervenção directa ou indirecta de forças militares.

Nesse mesmo dia realizou-se, também no campus da UTAD em Vila Real, o primeiro seminário público promovido pelo CEISDTAD, subordinado ao tema “A Guerra Irregular em ambiente tecnológico avançado” onde palestraram o General Loureiro dos Santos, o Tenente-Coronel Proença Garcia e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr Paulo Braga Lino.

Estudar em Trás-os-Montes os conflitos armados, e em particular a chamada guerra irregular em ambiente tecnológico avançado, é de todo pertinente porque do ponto de vista histórico e geográfico a região foi berço de guerrilhas desde os alvores da nacionalidade e, por outro lado, é também na região que se encontra o Regimento de Infantaria Nº 13 e Centro de Tropas de Operações Especiais, com formação em contra-subversão, ao mesmo tempo que existe uma Universidade, com áreas de Humanidades, Ciência Política, Ciências da Comunicação e Engenharia.

O seminário terminou com a apresentação da obra “Da História Militar e da Estratégia – Estudos de homenagem ao General Loureiro dos Santos”, uma surpresa para o próprio General.

Em suma, desenvolver novos produtos e novas técnicas, nova tecnologia para colocar ao serviço do Exército Português, bem como assegurar as actividades de arquivo e consulta do mesmo, são os principais compromissos do CEISTAD.

Espera-se que futuramente possa vir a ser referência nacional na área da investigação em segurança e defesa. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.