6 de março de 2013

Criado Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes

No passado dia 4 de Março, decorreu no Auditório Municipal de Sabrosa e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a apresentação do recém-criado Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD).

Durante a manhã, em Sabrosa, foi assinado um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Sabrosa, o Exército Português e a UTAD, representados respectivamente pelo Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, pelo Chefe do Estado-maior do Exército e pelo Reitor da UTAD. Da parte da tarde realizou-se uma palestra e debate subordinados ao tema: “A guerra irregular”, cujos oradores foram: General Loureiro dos Santos, Tenente-Coronel Proença Garcia e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional Paulo Braga Lino.

De portas abertas ao público, este evento contou também com a presença de vários membros fundadores do CEISDTAD, destacando-se altas patentes das Forças Armadas Portuguesas, personalidades da Sociedade Civil e do mundo Académico.

A região do interior norte desfavorecida, devido à sua localização geográfica, necessita de inverter a situação actual, contando para isso com a criação deste centro de estudos.

O Tenente-Coronel Francisco Proença Garcia define os principais objectivos do CEISDTAD: “permitir uma forte ligação à sociedade, sustentar os conhecimentos existentes no Exército, transmiti-los e potenciá-los, desenvolvendo-os conjuntamente com a UTAD, fomentar a investigação na área da segurança e defesa, publicar resultados dessa investigação, promover e desenvolver sobretudo, com base na informação que for efectuada, os conhecimentos sobre as guerras irregulares e a importância das novas tecnologias, levando esse conhecimento ao grande público”.

Tais objectivos serão cumpridos em duas fases, como disse ao NVR General Loureiro dos Santos. A primeira aplicar-se-á ao estudo e investigação de possíveis conflitos, desde a sua vertente histórica até à actualidade, assim como à realização de cursos de pós-graduação que poderão abranger domínios diversificados, como a Informação de Conflitos e os Conflitos na Era da Informação, salientando o papel dos media. Quanto à segunda fase, o General refere que poderão ocorrer ofertas educacionais de grau académico equivalente a Mestrados e/ou Doutoramentos.

Ainda na voz do General Loureiro dos Santos “é importante promover e apostar no poder da comunicação, pois ganhará a guerra quem comandar as plataformas da informação.”

Referindo-se à importância das Forças Armadas, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Paulo Braga Lino, afirmou que “por muita sofisticada tecnologia que exista nos teatros de operação, há sempre um militar que se impõe e a sua acção se torna imprescindível”, daí ser essencial preparar “militares coesos, empenhados e determinados”.

Galvão Meirinhos, um dos colaboradores representantes da UTAD neste projecto, menciona que esta assinatura é “estruturante, pois uma universidade vive momentos de aflição e penso que é por esta via que nós conseguimos ultrapassar algumas das dificuldades que a UTAD está a sentir e vai sentir, uma vez que o horizonte implica uma nova forma de pensar.” Referindo ainda que o objectivo tanto da UTAD como do Centro de Estudos “é estar obviamente ao serviço da comunidade.”

A ideia deste projecto só foi possível através da agregação de vários factores, nomeadamente da existência da UTAD como centro de investigação, divulgação científica, formação e respectiva certificação, assim como a própria localização de Sabrosa. Esta região, facilmente palco de guerra, conta também com importantes unidades do Exército, tais como o Regimento de Infantaria nº13 em Vila Real e nº19 em Chaves assim como o centro de Tropas de Operações Especiais em Lamego. As condições para o futuro deste centro estão reunidas.(N. Vila Real)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.