5 de março de 2013

BOTE "FUZOS" Tipo III

No dia 09 de Janeiro de 2013, decorreu na Unidade de Meios de Desembarque (UMD) a prova de mar do evoluído bote “FUZOS” tipo III, projectado e construído na mesma unidade.

Os testes em água decorreram na bacia de manobra do cais “Guilherme Alpoim Calvão” (cais da UMD) e no canal do Coina, contando com a presença do Comandante do Corpo de Fuzileiros, CALM Cortes Picciochi.

O bote testado representa a natural evolução de um projecto dinâmico e permanentemente em actualização em busca de melhorias que o permitam rentabilizar operacionalmente, incrementando, ao mesmo tempo, os parâmetros de segurança.

Assim, esta versão melhorada do tradicional “bote dos fuzileiros” incorpora uma série de alterações e adaptações, umas mais visíveis do que outras, que resultaram das lições identificadas e apreendidas do permanente empenhamento operacional do Grupo de Botes e da constante interacção entre este e a Secção de Construção de Botes (fábrica de botes).

No caso concreto apresentado, a primeira imagem que sai do “restyling” do “FUZOS” tipo III rompe com a tradicional pelo fato de deixar de existir a protecção de proa conhecida por avental. Esta mudança, ao deixar exposta a proa do bote permite, com um ganho de espaço, uma redistribuição das equipas no seu interior, assim como da carga embarcada.

A inexistência de uma barreira física permite, ainda, o transporte de maior volume de carga na proa. Esta solução terá também reflexos na vertente táctica das operações com botes em águas interiores por possibilitar a colocação na proa de um militar em condições de fazer fogo.

Outros aspectos relevantes passam pela nova disposição das pegas de transporte que permitem um distribuição de pesos mais equilibrada, colocação pontual de reforços nos locais identificados como de maior desgaste, criação de zonas antiderrapantes à proa, criação de um sistema de olhais para reboque e colocação de linhas salva-vidas interiores e exteriores mais ergonómicas.

Este foi um projecto desenvolvido ao longo do último semestre e, além do Grupo de Botes e da Secção de Construção de Botes, contou com a colaboração de outros grupos e serviços da unidade e da Escola de Fuzileiros.(CCF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.