18 de abril de 2013

AERONAVES DA FORÇA AÉREA PODEM SER USADAS NO COMBATE AOS INCÊNDIOS

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que existe todo o interesse em empenhar as aeronaves C295 no combate aos incêndios e na ajuda à coordenação das operações.

No final de uma missão nocturna de vigilância e fiscalização que acompanhou a bordo do C295, Aguiar-Branco referiu estar impressionado com as «capacidades e o enorme potencial» da aeronave e que «justificaram a sua aquisição» em 2007.

Para o Ministro da Defesa Nacional, as características do C295 são demonstrativas da «mais-valia nas várias funções que pode desempenhar (…) em missões de vigilância, de monitorização e de controlo», muito importantes para «a Força Aérea, para as Forças Armadas e até para a interoperabilidade conjunta que pode ter com as outras forças de segurança».

Recorde-se que, no início de 2007, o Governo português assinou a compra de doze aeronaves C295, para substituir os aparelhos C212 Aviocar sediados na Base Aérea de Sintra. Sete das doze aeronaves estão configuradas para transporte aéreo táctico e as restantes cinco para vigilância marítima. Em 2009 deu-se a transferência desta esquadra para a Base Aérea do Montijo.(MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.