9 de abril de 2013

Exercício INSTREX 01-13

A Marinha realiza, no período de 03 a 16 de Abril, o exercício naval INSTREX 01-13. 

Participam neste exercício dez navios de superfície, dois submarinos, três tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Portuguesa, forças de mergulhadores e fuzileiros embarcadas, envolvendo um total de cerca de 1300 militares.

O INSTREX 01-13 tem como objectivo geral proporcionar treino às unidades participantes, a fim de manter e melhorar os padrões de prontidão operacional estabelecidos, habilitando-as para o cumprimento das missões específicas e sua integração em forças navais. Visa também desenvolver as capacidades da força naval portuguesa e estado-maior embarcado em operações navais, com ênfase na condução de operações de segurança marítima. É composto por uma fase de treino preparatória, com os navios atracados, de 03 a 05 de Abril, e uma fase de mar, na costa oeste de Portugal Continental, que irá iniciar-se a 08 de Abril.

A Força Naval Portuguesa é comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra Croca Favinha e constitui-se como a Componente Naval da Força de Reação Imediata (FRI) portuguesa.

Para o comando e controlo dos meios envolvidos, embarcará o Comandante e Estado-Maior da Força Naval Portuguesa, que utiliza a rede de comunicações e informação do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), de tecnologia e configuração nacional, e que liga os três ramos das Forças Armadas.

O exercício INSTREX 01-13 é realizado sob o comando do Vice-Almirante Monteiro Montenegro, Comandante Naval.(MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.