9 de abril de 2013

FRAGATA ÁLVARES CABRAL INICIA OPERAÇÕES NO GOLFO DE ÁDEN


A Fragata Álvares Cabral, navio-almirante da Força Naval da União Europeia deu início, na manhã de 09 de Abril, às acções de fiscalização contra pirataria, materializando a primeira operação de patrulha no Golfo de Áden.

No âmbito da participação na Operação Atalanta no Oceano Índico, a fragata portuguesa detectou e abordou uma embarcação do tipo "Dhow", com 19 pessoas a bordo. A tripulação da embarcação adoptou desde o inicio da aproximação uma atitude cooperante e durante a vistoria foram detectados vários artefactos de pesca, não tendo sido identificado quaisquer tipo de material associado a actividades de pirataria.

Denominada "Friendly Approach", este tipo de acção tem por objectivo a recolha de informação e a divulgação da actividade desenvolvida pelas unidades navais da União Europeia nesta área.

"Com esta primeira abordagem a Fragata "Álvares Cabral" inicia a sua actividade de protecção da segurança marítima no Golfo de Áden e ao mesmo tempo divulga junto da comunidade local, a presença portuguesa e da União Europeia no apoio a esta região do globo", referiu o comandante do navio.

A Álvares Cabral possui uma guarnição de 188 militares e, como é o navio-almirante, embarca ainda o Comandante da Força Naval da União Europeia e o seu Estado-Maior, num total de 212 militares a bordo.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.