17 de maio de 2013

Comemorações do Dia da Marinha 2013

Passaram 515 anos desde que o navegador e explorador português, Vasco da Gama com a sua Armada, alcançou, no dia 20 de maio, Calecute na Índia, nesta data assinala-se também o Dia da Marinha. As comemorações deste ano têm por objectivo promover e apresentar à comunidade civil, a missão, meios, capacidades e o produto institucional que torna a Marinha indispensável para o País.

O Mar tem, para os portugueses, uma dimensão identitária e cultural única. A fim de reforçar esta ligação nacional ao mar, a Marinha desafia todos os portugueses, em especial a comunidade marítima (navegação de comércio, pesca, marítimo-turística, recreio, associações e clubes náuticos, entre outros) a juntarem-se a estas celebrações através do embandeiramento em arco de navios e embarcações, da promoção de festejos, cerimónias e eventos de homenagem a todos os “homens do mar” e às “marinhas de Portugal”, assinalando um pouco por todo o país esta data histórica para a nossa identidade como nação.

As comemorações, este ano centradas na cidade do Barreiro, decorrem entre os dias 18 e 26 de maio e incluem diferentes actividades de cariz militar, cultural, religioso e desportivo.
Em estreita colaboração com Câmara Municipal do Barreiro, a Marinha, irá promover diversos eventos, destacando-se o dia 26 de Maio:

10h00 - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário – em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos.
11h30 - Cerimónia Militar – Na Av. Bento Gonçalves.

Neste dia o Aquário Vasco da Gama, o Museu de Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian estão abertos a visitas, com entrada livre.

O programa das comemorações foi delineado tendo em conta a situação económica e financeira do País, através da contenção de custos na ausência de movimentos das Unidades Navais - mantendo, no entanto, os navios abertos a visitas na Base Naval de Lisboa-, através do cancelamento da demonstração naval, do desfile de navios e da coluna motorizada durante a cerimónia militar. A estas medidas junta-se ainda a movimentação dos militares, a partir da Base Naval de Lisboa para o Barreiro, na vedeta da marinha, transportando várias centenas de militares numa única viagem, de modo a diminuir os gastos que implicam o transporte rodoviário.

Actividades a decorrer no Barreiro

De 18 de maio a 01 de junho:
- Exposição de Atividades da Marinha
Auditório Municipal Augusto Cabrita

De dia 18 a 26 de maio:
- Actividades Complementares ao ar livre (batismos de mergulho, torre de escalada e outras atividades)
Parque da Cidade

De 20 a 25 de maio:
- Baptismos de mar em Lanchas de Anfíbias.
Praia na Rua de Maputo

De 21 a 23 de maio:
- Iniciação à Orientação, Lançamento da retenida, Tração à Corda e 12 minutos de corrida
Parque da Cidade

24 de maio – 22h00 - Concerto ao ar livre da Banda da Armada
Largo do Mercado Municipal 1º de maio

25 de maio – 09h00 - Passeio Pedestre “Descobrindo o Barreiro” e Iniciação à Orientação
Parque da Cidade

Nota: Para participar no Passeio Pedestre poderá fazer uma inscrição prévia através do email: cefa.secretaria@marinha.pt
Informações através dos telefones: 21 190 96 22


Actividades a decorrer na Base Naval de Lisboa (Almada)

Dia 18 e 19 de maio:
- Torneio Tiro Pistola
Carreira de tiro do CEFA

De 18 a 20 maio e 25, 26 de maio:
- Baptismos de mar em Lanchas de Fiscalização Rápidas.

Nota: Para os baptismos de mar é necessária inscrição prévia através do e-mail: DM2013@marinha.pt

- Visitas a navios
NRP Sagres
NRP D. Francisco de Almeida
NRP Vasco da Gama
NRP Viana do Castelo
NRP D. Carlos I


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.