17 de maio de 2013

Ex-assessor do primeiro-ministro lidera reforma da Defesa

A nova Comissão de Acompanhamento para a Reforma da Defesa Nacional (CARDN), liderada pelo general Carlos Chaves e que vai acompanhar a reforma do sector, já está em funcionamento e deverá apresentar o primeiro relatório no próximo mês.

O despacho de nomeação da CARDN, a que a agência Lusa teve acesso, foi assinado a 13 de maio, pelos ministros da Defesa e das Finanças, e apesar de esta comissão ser constituída no âmbito do ministério de Aguiar-Branco, ficará instalada noutro edifício, na rua da Junqueira, em Lisboa.

A CARDN é liderada pelo general Carlos Chaves, que deixou as funções de assessor do primeiro-ministro para a segurança e a defesa, que estará acompanhado por mais três elementos (Paulo Costa, tenente-coronel da Força Aérea, Maria Cândido Almeida Morgado, chefe de divisão na direcção-geral de Pessoal e Recrutamento Militar, e João Leal, tenente-coronel do Exército) e por representantes ainda a designar dos quatro chefes militares, da secretária de Estado da Defesa e do Instituto da Defesa Nacional.

No plano administrativo, logístico e financeiro, a comissão será apoiada pela secretaria-geral do Ministério da Defesa, através do gabinete de José Pedro Aguiar-Branco.

Além de acompanhar a execução das medidas, cabe à comissão apresentar propostas e relatórios mensais à tutela, funcionado como "elo de ligação" entre o ministro da Defesa e os vários intervenientes no processo.(TVI24)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.