16 de maio de 2013

«FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS TÊM DE REFORÇAR A SUA CAPACIDADE OPERACIONAL»

«As Forças Armadas portuguesas para cumprir as prioridades que estão no Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) têm de reforçar a sua capacidade operacional», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, em Lisboa, na cerimónia de encerramento do Curso de Defesa Nacional no IDN.

«Não pretendemos desmantelar as Forças Armadas mas sim aumentar a sua capacidade operacional (…) para terem uma intervenção mais forte nas Forças Nacionais Destacadas» consideradas prioritárias na «segurança colectiva e cooperativa», de acordo com o CEDN, recentemente aprovado.

Para Aguiar-Branco «a defesa nacional faz-se hoje mais (…) para lá das fronteiras geográficas em que o País se circunscreve», pelo que é «fundamental assumir as nossas vulnerabilidades e percebermos bem quais são as nossas potencialidades».

A Europa, a NATO e a parceria estratégica com os Estados Unidos foram as prioridades apontadas pelo Ministro em matéria de Política de Defesa Nacional, pelo que o «sistema de forças nacional deve também privilegiar uma estrutura baseada em capacidade de natureza conjunta».

Destacando a importância do Conselho Europeu marcado para Dezembro, por «tratar de forma muito oportuna e relevante as matérias de política comum de defesa», Aguiar-Branco referiu que o mesmo servirá para testar as «convicções que estão muito para lá da carteira».

«Nós estamos a chegar ao momento (…) de saber se somos capazes de dar passo mais consistente na Política Comum de Defesa que levará à consolidação de uma Europa que deixa de ser a Europa pura dos interesses para ser a Europa da confiança», referiu o Ministro da Defesa, acrescentando que «Portugal tem de ter uma participação proactiva», baseada não no peso das nações «na sua pura lógica demográfica ou de riqueza ou de PIB mas das convicções com que assume esses projectos».(MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.