13 de maio de 2013

NEGOCIAÇÕES COM ROMÉNIA PARA VENDA DE F16 DEVERÃO ESTAR CONCLUÍDAS EM JUNHO

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que pretende fechar, no próximo mês de Junho, as negociações com o seu homólogo romeno, para a venda de 12 aeronaves F16.

«Tive recentemente uma reunião com o Ministro da Defesa romeno», em Portugal, na qual ficou estabelecido «como prazo para ter uma opção definitiva, a este propósito, o próximo mês de Junho», referiu Aguiar-Branco em entrevista à Antena 1.

«A Roménia está interessada em adquirir 12 caças F16», referiu o Ministro, acrescentando que as negociações estão a ser acompanhadas pelo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea.

Relativamente à revisão do Estatuto dos Militares das Forças Armadas, Aguiar-Branco referiu que espera que a mesma esteja concluída até ao final do presente ano.

A reavaliação das remunerações dos militares na reserva é uma das questões a considerar uma vez que, para o Ministro da Defesa Nacional, «a situação que vier a aplicar-se na generalidade a todos os portugueses», deverá também ser aplicada aos militares.

Sobre o aumento da idade da reforma para os militares, Aguiar-Branco referiu que será necessário averiguar primeiro se a medida representará uma contenção efectiva da despesa.

O Ministro da Defesa acrescentou, porém, que a conjuntura de há 20 anos atrás, quando da criação do regime de reserva dos militares, é «completamente diferente» da actual, pelo que o mesmo deverá ser alvo de uma reavaliação.

Relativamente à intervenção da Força Aérea no combate aos incêndios florestais, Aguiar-Branco referiu que esta já está prevista no programa para 2013, e que a questão reside agora no empenhamento dos cinco helicópteros Kamov.

«A Força Aérea tem, no âmbito do programa da Protecção Civil, uma participação efectiva», referiu o Ministro, acrescentando que a questão é saber se o futuro aponta «para que haja um reforço da sua capacidade de intervenção».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.