21 de maio de 2013

SECRETÁRIA DE ESTADO DESTACA O SERVIÇO PRESTADO PELOS CERCA DE 7000 PORTUGUESES MORTOS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, destacou o «profundo significado» do serviço prestado pelos cerca de 7000 portugueses mortos na Primeira Guerra Mundial.

Durante a sua intervenção na apresentação do programa das evocações do Centenário da I Guerra Mundial, que decorreu no Museu Militar, em Lisboa, Berta Cabral referiu que todos temos «o dever de evocarmos e distinguirmos, no nosso País, o primeiro centenário da Primeira Grande Guerra».

«As lições humanas, morais e éticas que o primeiro conflito mundial encerra não podem ser esquecidas. Cada vez que o fizemos, certos e seguros de que tal horror jamais se repetiria, fomos mergulhados na mesma tragédia», referiu a Secretária de Estado.

Berta Cabral manifestou ainda o apoio do Ministério da Defesa Nacional à iniciativa, acrescentando que o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, expressou «um efectivo compromisso financeiro do Ministério da Defesa Nacional, tendo em vista garantir a realização das primeiras actividades, em 2014».

«O Governo assume e concretiza o dever inalienável de preservar e manter viva a memória histórica dos actos praticados por uma gesta de portugueses em proveito da nossa soberania, da nossa segurança e dos nossos interesses, na esteira de um passado honroso e pleno de tradições, onde a valentia de um Soldado Milhais que vale milhões foi apenas mais um dos seus inumeráveis exemplos», frisou a Secretária de Estado.

O programa das evocações do centenário da I Guerra Mundial inclui, entre outras iniciativas, apoios à investigação, seminários, congressos e colóquios, evocações militares nos ramos e exposições, publicações e ainda participação em eventos internacionais. Estão envolvidas escolas militares e universidades.

Foi também lançado um sítio dedicado ao tema com diversos artigos, filmes, fotografias e outros documentos. (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.