14 de junho de 2013

Câmara de Viana do Castelo vai "activar" o acordo com a Marinha, para cedência do submarino Delfim

A Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje que vai "activar" o acordo com a Marinha, para cedência do submarino militar "Delfim" que pretende musealizar, numa altura em que Portimão também manifestou interesse no navio.

Igualmente contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Marinha confirmou que a cedência do submarino "Delfim" a Viana do Castelo foi autorizada por despacho do Ministro da Defesa Nacional a 24 de Agosto de 2011, mas a sua transferência continua por concretizar.

Aquele submarino operou até 07 de Dezembro de 2005, após ter estado ao serviço da Marinha portuguesa durante 37 anos. Trata-se de um dos submarinos da classe Albacora e foi lançado pela primeira vez à água a 23 de Setembro de 1968, em França, tendo entrado ao serviço, em Portugal, no ano seguinte.

Segundo a Marinha, a 17 de Janeiro de 2012 foram enviadas à autarquia propostas do protocolo a rubricar com a Câmara Municipal e do termo de recepção do navio, "documentos que até à data não obtiveram resposta".

"A Marinha aguarda que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tome a iniciativa para a movimentação do submarino. A Câmara Municipal de Portimão já mostrou interesse em receber o 'Delfim' para futura musealização, caso Viana do Castelo desista do mesmo", sublinhou a fonte.

Além das "diligências no transporte" do navio, a autarquia de Viana do Castelo assume estar a estudar a "melhor localização" do submarino, não tendo ainda decidido se a sua exposição acontecerá dentro ou fora de água.

"Estamos interessados no submarino e o objectivo é colocá-lo junto ao antigo navio-hospital Gil Eannes, para constituir um polo de visitas a navios. Temos de estudar o melhor sítio e há contactos em curso nesse sentido", explicou José Maria Costa.

O submarino "Delfim" já foi desmantelado e abatido ao efectivo dos navios de guerra para constituir um novo polo de visita a navios-museu, em Viana do Castelo, encontrando-se nesta altura "pronto para ser entregue", garante a Marinha.

Foram entretanto constituídas equipas técnicas com a Marinha e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo para apoio logístico à operação e para encontrar e preparar o futuro local de exposição do submarino. À autarquia caberá o pagamento de 50 mil euros à Marinha, para suportar os custos de preparação técnica e ambiental no âmbito do seu desmantelamento.

Há ainda custos não quantificados com o reboque do navio entre Lisboa e Viana do Castelo, a eventual dragagem de um canal de acesso na cidade, pelo rio Lima, e toda a logística para a colocação em terra e a sua acessibilidade ao público.

O "Delfim" realizou operações "típicas" da Guerra Fria até 1989, passando depois a acções "de vigilância, de recolha de informações estratégicas para o Estado Português, missões de suporte e infiltrações de Forças Especiais, de operações de apoio avançado à Força Naval", explicou ainda a Marinha.(N.M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.