19 de junho de 2013

PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN COMEMORA O SOLSTÍCIO DE VERÃO

No âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Marinha e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra decorre no próximo dia 21 de Junho, às 18h00, no Planetário Calouste Gulbenkian uma palestra sobre “A era do sextante - o ponto completo”, onde serão explicados os procedimentos matemáticos para o cálculo do ponto completo.

​"A era do sextante - o ponto completo” encerra um ciclo de três palestras dedicadas ao tema "A Matemática dos instrumentos astronómicos". Ao longo deste ciclo de palestras foram explicados os procedimentos matemáticos para o cálculo da latitude, da longitude e do ponto completo, sendo que cada um destes processos pôde ser associado a um instrumento, o astrolábio, o octante e o sextante.

A data foi escolhida tendo em conta a comemoração do solstício de verão, à qual o Planetário Calouste Gulbenkian se associa com outras actividades, de acordo com o seguinte programa:

13h00 - "Bons raios te meçam!" – Actividade sobre a experiência de Erastótenes que mediu o tamanho da Terra sem sair do Egipto e usando os raios de Sol. Experimente também usar instrumentos náuticos para medir a altura do sol e imagine-se em alto mar!

14h30 - Medir a Terra e sessão de Planetário

18h00 - "A Era do Sextante: o ponto completo” - Palestra pelo Comandante Costa Canas

21h30 - "O céu de Lisboa" - Observação nocturna do céu dentro e fora do Planetário, conversando com Pedro Silva, Mário Pina e Isabel Costa do Núcleo Astronomia CCRG.

Acesso gratuito. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.