17 de julho de 2013

PITVANT participa no exercício REP13

A Força Aérea está a participar com quatro veículos aéreos não tripulados do projecto PITVANT - Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados - no exercício "Rapid Environmental Picture 2013" (REP13), que decorre nas zonas de Sesimbra, Setúbal e Portimão, até 19 de Julho.

No cenário que se desenrola ao largo de Portimão, elementos do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea operam veículos autónomos aéreos que têm como objectivos: detecção e seguimento de uma mancha de hidrocarbonetos (simulada com utilização de pipocas); monitorização dos corredores marítimos e vigilância de actividades marítimas suspeitas junto à costa. As missões são efectuadas em colaboração com meios navais da Marinha, através do embarque de uma equipa a bordo do NRP Cassiopeia.

Durante o exercício, é demonstrada a operação coordenada de veículos aéreos, submarinos e de superfície, tendo em vista a formação de redes de comunicação em situações em que não existe linha de vista, bem como o estabelecimento de comunicações entre um navio e um veículo submarino autónomo em imersão.

Os voos efectuados pela equipa PITVANT , neste exercício, constituem um passo significativo no sentido de se estudar a viabilidade relativamente à integração de sistemas UAV no dispositivo da FAP, que executa, entre outras, missões de Busca e Salvamento e de Vigilância Marítima e, simultaneamente, dar satisfação aos compromissos assumidos pela Força Aérea no âmbito do projecto PERSEUS - Protection of European borders and SEas through the intelligent Use of Surveillance, financiado pelo 7º Programa Quadro Comunitário de Apoio (FP7).

O REP13 é organizado pela Marinha em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem por objectivo a avaliação em ambiente real das novas capacidades proporcionadas pelos veículos autónomos - submarinos, de superfície e aéreos - bem como das tecnologias que lhe estão subjacentes, no âmbito de operações navais e aeronavais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.