24 de agosto de 2013

C-295 apoia Protecção Civil no combate aos incêndios

Um avião C-295M operado pela Esquadra 502 foi accionado ao final do dia 22 de Agosto, a pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), para apoiar as operações de combate aos incêndios na zona norte e centro do país.

Com um elemento da ANPC a bordo, a tripulação do C-295M descolou da Base Aérea Nº6 pelas 20H20 e rumou em direcção às zonas de operações, para os distritos de Viseu e Vila Real.

Integrado no dispositivo especial de combate a incêndios como meio de Comando e Controlo, o C-295M consegue, através da vantagem da observação aérea e da utilização dos seus sensores e equipamentos, obter uma visualização estratégica da zona de operações e recolher informação sobre os fogos.

Esta capacidade permite, numa primeira fase, identificar pontos de reabastecimento (água), localizar zonas críticas (habitações, infraestruturas, populações) e caracterizar as zonas de fogo para que, em coordenação com o elemento da ANPC, sejam posicionados e concentrados os meios aéreos e terrestres nas áreas de intervenção.

Numa segunda fase, permite a definição de prioridades de zonas de fogo: identificar zonas para combate ao fogo (meios terrestres); identificar caminhos de acesso (entrada/saída); escolher pontos de água mais próximos e coordenar meios para combate simultâneo (aéreos e terrestres) contribuindo para a gestão eficaz dos meios.

Numa última fase permite a actualização contínua da informação no local, identificando e monitorizando novos focos de incêndio; acompanhar evolução da frente de combate e identificar eventuais situações de perigo para as equipas de combate no terreno.

A tripulação do C-295 operou durante 6H35, a maior parte em ambiente nocturno com recurso a Night Vision Goggles (óculos/máscara de visão nocturna), outra das valências desta aeronave, tendo terminado a sua missão na madrugada do dia 23 de Agosto, pelas 02H55. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.