6 de agosto de 2013

FRAGATA ÁLVARES CABRAL TERMINA PARTICIPAÇÃO NA OPERAÇÃO ATALANTA

Hoje, dia 06 de Agosto, a fragata Álvares Cabral concluiu a sua participação na Operação ATALANTA como navio-almirante da EU NAVFOR, data em que terminou também o Comando Português da Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR).

A cerimónia de entrega de comando da EU NAVFOR, que decorreu a bordo do navio da Marinha Portuguesa no Porto do Djibuti, entre o Comodoro Jorge Novo Palma e o Comodoro Peter Lenselink, da Marinha Holandesa, foi presidida pelo Segundo-comandante do Comando Operacional da Operação ATALANTA, Contra-almirante Jean Martens, e contou com a presença de diversas entidades militares e civis, incluindo representações dos navios que integram actualmente a EU NAVFOR.

A participação da Álvares Cabral teve a duração de 4 meses, tendo a fragata da Marinha Portuguesa executado diversas tarefas, das quais se destacam patrulhas no Corredor Internacional de Tráfego Recomendado (IRTC), no Golfo de Áden, missões de reconhecimento e recolha de informação junto à costa da Somália e a realização de diversas Friendly Approaches a embarcações regionais.

“O Comando Português da 14ª rotação e a acção da Álvares Cabral, saldaram-se nos últimos 4 meses num sucesso assinalável, pois através de uma presença dissuasora e uma patrulha eficaz, não ocorreu nenhum ataque pirata com sucesso. Adicionalmente, ao longo deste período, a EU NAVFOR continuou a garantir as escoltas aos navios do Programa Alimentar Mundial, que permitiram que a ajuda alimentar chegasse ao povo da Somália de forma segura e regular. Estamos por isso muito satisfeitos e deixamos o Oceano Índico, de regresso a casa, com a consciência plena de dever cumprido.”, referiu o comandante do navio.

A fragata Álvares Cabral encontra-se presentemente em trânsito para Portugal, estando prevista a sua chegada à Base Naval de Lisboa no dia 21 de Agosto.

O NRP Álvares Cabral é comandado pelo Capitão-de-mar-e-guerra Nuno Sobral Domingues, dispõe de um helicóptero Lynx e a sua guarnição é constituída por 187 militares.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.