7 de agosto de 2013

Portugal entrega comando da Operação Atalanta

Decorreu hoje, no porto de Djibuti, a bordo do navio português, a cerimónia de entrega de comando da Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR) à Holanda, dando assim por concluída a missão da fragata NRP Álvares Cabral como navio-almirante.

A cerimónia de entrega de comando entre o Comodoro Novo Palma e o Comodoro Peter Lenselink, em representação das forças Portuguesa e Holandesa respectivamente, foi presidida pelo Segundo-comandante do Comando Operacional da Operação ATALANTA, Contra-almirante Jean Martens.

O Comodoro Novo Palma, durante a cerimónia de passagem de testemunho à Holanda, fez um balanço positivo da participação portuguesa nesta missão, destacando “a presença dissuasora e a patrulha eficaz”, durante a qual não ocorreram ataques piratas com sucesso. O Comodoro Novo Palma salientou ainda o sucesso na escolta aos navios do Programa Alimentar Mundial “que permitiu que a ajuda alimentar chegasse ao povo da Somália, de forma segura e regular”.

A fragata portuguesa foi o navio-almirante da EU NAVFOR desde o início de Abril, sendo esta a segunda vez que Portugal assumiu a responsabilidade de comandar uma Força Naval da EU.

A Operação ATALANTA tem por missão assegurar a protecção dos navios do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e, simultaneamente, combater a pirataria no Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo de Omã e em toda a Bacia da Somália, incluindo a parte norte do Canal de Moçambique.

A fragata NRP Álvares Cabral está em transito para Portugal, estando prevista a sua chegada a Lisboa no próximo dia 21 de Agosto.(DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.