13 de agosto de 2013

NRP ÁLVARES CABRAL ENTRE A ÁFRICA E A ÁSIA

Rumo a Norte, a “Álvares Cabral” voltou a cruzar o Canal do Suez, uma das maiores obras do engenho humano, que une o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho num vai-e-vem de navios, milhares de passageiros e milhões de toneladas de carga diariamente.Finalizado a 17 de Novembro de 1869, o canal levou 10 anos a construir, com uma mão-de-obra total de 1.5 milhões de trabalhadores de diversas nacionalidades, dos quais largos milhares pereceram durante os trabalhos. A construção do canal, marcou também, a separação entre a África e a Ásia, continentes que voltam a ser reunidos em 2001 com a ponte de “Al-Qantara” (a “ponte” em árabe), uma estrutura suspensa de aço e betão, sensivelmente a meio, que majestosamente contrasta com o azul claro das águas do Suez e o seco deserto egípcio.Após ter deixado o canal e a cidade egípcia de Port Said para trás, o navio da Marinha Portuguesa iniciou o seu empenhamento na Operação Active Endeavour, desta feita no Mediterrâneo, de 11 a 19 de Agosto, em missão de combate ao terrorismo e ao tráfico de armas de destruição maciça.(EMGFA)

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