21 de setembro de 2013

PORTUGAL RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ A CIMEIRA DAS GUARDAS COSTEIRAS DO ATLÂNTICO NORTE

A presidência portuguesa é centrada no tema da “Cooperação Inter-agência no Mar” e, neste âmbito, estarão presentes os directores e chefes das organizações pertencentes ao Fórum, para debate e partilha de conhecimentos técnicos sobre variados assuntos, entre os quais se podem destacar os sistemas de vigilância marítima, equipamentos e de construção naval.
 
Paralelamente, à Cimeira Anual, decorre um exercício inter-agência, de dimensão considerável, denominado GUARDEX 13, junto à costa, na área compreendida entre Sines e Cascais no qual participam vários meios e entidades nacionais e internacionais.
 
O NACGF é uma organização informal que reúne representantes de vinte países do Atlântico Norte com o objectivo de fomentar a cooperação relativamente a questões como o narcotráfico, a segurança marítima, a protecção ambiental, a fiscalização da pesca, a imigração ilegal e a busca e salvamento marítimo
 
O convite para Portugal integrar este fórum foi formulado na Dinamarca em 2008, e em 2010 o nosso País foi formalmente convidado para presidir ao NACGF. A presidência é assumida rotativamente por todos os países membros, durante o período de um ano.
A participação nacional nestas actividades tem contado com representantes do ex-Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (actual DGRM - Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Polícia Judiciária (PJ), e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Criado em Outubro de 2007, o NACGF integra os seguintes países: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Noruega, Países-Baixos, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.(M.G.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.