23 de outubro de 2013

Ministro da Defesa preside em Lamego às Comemorações do Dia do Exército

As comemorações oficiais do Dia do Exército estão a ser este ano, pela primeira vez, centradas na cidade de Lamego, sob o lema “Sentir no Exército a Pátria que sempre fomos”. A realização de uma grande Parada Militar no Largo da Feira, com a participação de cerca de 600 militares e meios mecanizados, constitui o ponto alto destas celebrações, que contará com a presença do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco. O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, acredita que este evento vai “vincar a ligação umbilical que os lamecenses mantêm com o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) e com a vida militar, desde quase há dois séculos”.
Num quadro de contenção orçamental, serão promovidas, entre hoje e domingo, diversas iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa, orientadas pelos “princípios da elevação, dignidade, profissionalismo e tradição, que são timbre do Exército Português”. Na vertente religiosa, a Sé Catedral de Lamego acolhe uma Missa de Acção de Graças e Sufrágio, transmitida em direto pela RTP1.
As actividades que constam no programa geral de comemorações do Dia do Exército português são de acesso gratuito e vão passar por diversos locais da cidade: Museu de Lamego, Teatro Ribeiro Conceição, Av. Dr. Alfredo de Sousa, Largo da Feira e Sé de Lamego. Francisco Lopes realça que o Estado Maior do Exército seleccionou esta cidade como sede das comemorações devido às excelentes condições que a emblemática Av. Dr. Alfredo de Sousa e o Largo da Feira, situado junto do Centro Multiusos, oferecem agora para a realização de grandes eventos ao ar livre, após a conclusão das obras de requalificação e modernização deste espaço público.
Com o objectivo de reforçar os laços de cooperação com a comunidade envolvente, o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), instituição que forma os conhecidos “rangers”, aproveitará esta ocasião para dar a conhecer a realidade das actividades de natureza militar que desenvolve ao longo do ano, nomeadamente as suas capacidades, valências e meios.
Um dos argumentos mais fortes para a escolha da cidade da Lamego é, precisamente, o facto do CTOE ser uma unidade de elite do exército português, com um dispositivo militar considerável estacionado, para além de existirem dois regimentos de infantaria bastante próximos, sediados em Vila Real e Viseu. Esta proximidade permite uma rápida e económica mobilização de tropas, alojamento e logística, pelo que estas comemorações deverão alcançar uma grande projecção nacional a custos reduzidos.
O Exército Português comemora o seu dia festivo a 24 de Outubro, data em que se celebra a Tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército. Para assinalar a efeméride, a instituição promove todos os anos um conjunto de acções comemorativas que visam evocar os seus valores, bem como as suas capacidades e valências, junto da população. Em Lamego, está prevista a mobilização de centenas de militares, vindos de quartéis de todo o país, que divulgarão o papel do Exército na defesa militar da República. (Jornal Beirão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.