7 de outubro de 2013

Ministro Defesa Nacional quer promover indústrias portuguesas em “acções externas”

Durante uma visita à empresa Iberomoldes, na Marinha Grande, José Pedro Aguiar-Branco destacou a possibilidade das Pequenas e Médias Empresas ligadas ao sector da Defesa aumentarem “o seu mercado de negócio” em contexto internacional.

“Há um sem número de empresas privadas que têm nichos de intervenção associados à defesa nacional e às Forças Armadas” e que importa dar a conhecer, referiu o Ministro da Defesa Nacional, acrescentando que “se conseguirmos agregar a industrialização e dimensão exportadora [destas empresas], estaremos a ajudar a economia e a dar uma imagem positiva de Portugal como produtor”.

Dando como exemplo a sua deslocação recente à NATO Support Agency, em Luxemburgo, para apresentar as 33 empresas portuguesas integrantes da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, José Pedro Aguiar-Branco referiu que existe “uma dimensão desconhecida” destas empresas nacionais, “que pode ser potenciada” e assim contribuir para “uma imagem positiva de Portugal enquanto produtor de indústrias de defesa”.

O Ministro da Defesa Nacional destacou também a importância das empresas portuguesas integrarem o sistema de referenciação da NATO e “aumentarem assim o seu mercado de negócio”, devendo para isso criar-se uma estrutura que agregue o conhecimento e a oferta das indústrias portuguesas dos sectores publico e privado.

A Iberomoldes, sediada na Marinha Grande, é um dos maiores empregadores em Portugal, com 1.400 trabalhadores. Dedica-se, sobretudo, à produção de moldes e prototipagem.

Tem em curso diversos projectos de investigação, que visam o desenvolvimento de novos conceitos para interiores de aeronaves, e outros ligados às aeronaves de vigilância não tripulada. Mais de 90 % da sua facturação é proveniente de exportações. (Defesa Pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.