14 de novembro de 2013

57ª REUNIÃO DOS ESTADOS-MAIORES PENINSULARES

Decorreu, no período de 04 a 06 de Novembro de 2013, nas instalações do Estado Mayor de la Defensa (EMAD), em Madrid, a 57ª Reunião dos Estados-Maiores Peninsulares.

A delegação nacional foi chefiada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto (CEMCONJ), Vice-almirante José Domingos Pereira da Cunha (CEMCONJ), tendo a delegação espanhola sido chefiada pelo Jefe del Estado Mayor Conjunto (JEMACON), Tenente-General D. Juan Antonio Carrasco Juan.

Após uma curta sessão de abertura, onde tomaram a palavra o Tenente-General D. Carrasco Juan e o Vice-almirante Pereira da Cunha, deu-se início às sessões de trabalho dos diferentes subgrupos (Conjunto, Forças Navais, Forças Terrestres e Forças Aéreas).

Neste fórum foram abordados alguns dos temas importantes de cooperação militar bilateral, dos quais se salientam a preparação conjunta e combinada de ambos os países, com o objectivo de acolherem, como "Nações Hospedeiras", o exercício de Alta Visibilidade da NATO "TRIDENT JUNCTURE 2015" e a visão estratégica sobre o Sahel, o Norte da África e o Golfo da Guiné. Foram ainda debatidas outras iniciativas, no âmbito da NATO e da União Europeia, com particular destaque para aquelas em que ambos os países participam. Foi ainda efectuado um ponto de situação sobre as acções desenvolvidas em parceria e que decorrem da "Declaração Conjunta de Intenções para o reforço da cooperação no âmbito da Defesa" assinada pelos respectivos Ministros da Defesa Nacional, em Novembro de 2012.

Durante o evento, o Vice-almirante Pereira da Cunha teve ainda oportunidade de se encontrar com o Jefe de Estado Mayor de la Defensa (JEMAD), Almirante General Fernando García Sánchez, com os Vice-chefes dos Estados-Maiores do Exército e da Armada e com o Comandante Logístico da Força Aérea.

Espanha e Portugal mantêm, a nível bilateral, diversas reuniões de cooperação em matéria da Defesa, de que são exemplo as reuniões dos Estados-Maiores Peninsulares e do Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa (CLESD), tendo esta reunião contribuído, uma vez mais, para a consolidação de uma posição comum no seio das organizações de segurança e defesa de que ambos os países fazem parte, para a troca de informação sobre assuntos transversais e ainda, para o fortalecimento de acções que visam a promoção e o incremento da formação, preparação, treino e interoperabilidade das Forças Armadas dos dois países. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.