16 de novembro de 2013

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional lançaram o folheto “A sua atitude pode Salvar Vidas”.


Apesar das medidas que têm vindo a ser tomadas, nomeadamente de coordenação entre as entidades envolvidas na missão pública de salvaguarda da vida humana no mar e das campanhas de sensibilização e alerta que são regularmente difundidos, continuam a verificar-se comportamentos de risco, que por vezes acabam por ser fatais.

Por isso, é imperativo que todos os homens do mar assumam uma cultura de segurança quer na sua actividade profissional, quer em lazer.

O folheto tem como objectivo sensibilizar a comunidade marítima para algumas regras básicas tais como: “Envergue sempre o colete de salvação”; “Com mau tempo evite o acesso ao exterior da embarcação”; “Antes de sair para o mar informe-se da previsão meteorológica e do estado da barra”; “Antes de sair para o mar verifique o funcionamento dos sistemas de emergência da sua embarcação e conheça a correta utilização dos meios de salvamento individuais e colectivo”, entre outras. Tem ainda os contactos e procedimentos para chamadas de socorro.

A Marinha, através do Serviço Nacional de Busca e Salvamento Marítimo, tem para com o país o compromisso permanente de garantir a salvaguarda da vida de todos os que usam o mar em trabalho ou em lazer, assumindo-o com sentido de missão e com orgulho nas elevadas taxas de sucesso que apresenta, em média, sempre que os Centros de Busca e Salvamento Marítimo recebem um alerta em tempo, 98 em cada 100 pessoas são salvas. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.