Realizou-se entre os dias 05 e 07 de Novembro de 2013, o exercício de Ciberdefesa do Exército, CIBERPERSEU 2013.
Este exercício visou exercitar e avaliar a capacidade de resposta do Exército, face à ocorrência de ciberataques de âmbito nacional ou internacional que, afectando as Comunicações e Sistemas de Informação (CSI) que suportam o Comando e Controlo (C2) do Exército, ponham em causa a obtenção da Superioridade de Informação das Forças Terrestres. Serviu igualmente para a condução de acções de treino especializado, de teste e validação de procedimentos operacionais e técnicos a desenvolver por parte dos utilizadores da rede e da infraestrutura de resposta e mitigação de incidentes de segurança informática, contribuindo assim para a consolidação da edificação da capacidade de Ciberdefesa no Exército.
Destaca-se a participação, na qualidade de jogadores ou de observadores, de uma quantidade muito significativa de instituições, organismos e empresas do Estado e da sociedade civil, que aproveitaram o Exercício para testar os seus processos internos.
No dia 07 teve lugar o Distinguished Visitors Day no auditório do Comando das Forças Terrestres, em Oeiras, sessão que foi presidida por S. Exª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro, e que contou com significativa presença de representantes do MDN, GNS, EMGFA e Ramos, bem como dos organismos e das empresas convidadas a fazer parte integrante do exercício e que materializam uma parte dos Sistemas Críticos a nível nacional.
O Exercício foi também visitado pelos Adidos Militares de Angola, Argélia, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Marrocos, Rússia, Timor Leste e Turquia, cujas impressões ficaram marcadas pelo interessante debate no final da apresentação. (Exército)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.