Incorporando as mais recentes tecnologias, o Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz é o segundo Navio de Patrulha Oceânica (NPO) construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
O navio aos comandos do capitão-tenente Ricardo Manuel Correia Guerreiro iniciou, a 31 de Julho passado, as provas de mar, já concluídas com sucesso e permanecerá até meados de Dezembro em Viana do Castelo, até à sua saída para a primeira missão oficial.
Terá como funções primordiais exercer a defesa dos interesses nacionais e a realização de outras tarefas de Interesse Público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade portuguesa.
À semelhança do seu homólogo, o primeiro da classe entregue em Abril de 2011 – o NRP Viana do Castelo - este segundo tem na sua guarnição trinta e oito militares.
Estes navios, com desenho próprio dos estaleiros, têm oitenta e três metros de comprimento, capacidade para receber até sessenta e sete pessoas e permitem o apoio a operações de aterragem / descolagem diurnas e nocturnas de helicópteros de média dimensão.
Produzidos como navios militares não combatentes, podem ser utilizados para fiscalização, protecção e controlo das actividades económicas, científicas e culturais.
Este navio tem também capacidade para cooperar em operações militares de baixa intensidade, assim como em acções resultantes da promulgação do estado de sítio ou emergência e no apoio humanitário na sequência de desastre natural. (Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.