Esta iniciativa foi lançada pelo Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD), criado em Março de 2013 e que tem sede em Sabrosa.
A pós-graduação, que tem coordenação científica do professor Galvão Meirinhos, é destinada a profissionais de nível superior que actuam ou pretendem actuar na área de jornalismo em conflitos armados, na qualidade de analista ou de correspondente internacional.
O curso, segundo informou hoje a UTAD, incidirá sobre os aspectos históricos, geopolíticos e culturais dos principais pontos geográficos com conflitos armados declarados e reconhecidos pela comunidade internacional.
Paralelamente, os pós-graduandos recebem, em regime simulado, uma formação técnica de acompanhamento das forças militares nos teatros de guerra.
A academia transmontana referiu ainda que, na base da estrutura curricular deste curso, está a "complementaridade entre o conhecimento das matérias das relações internacionais e do jornalismo e a capacidade física do jornalista"
O corpo docente da pós-graduação inclui, para além dos professores da UTAD, um conjunto de convidados com experiência na temática e docentes militares, ao abrigo de uma parceria com a Academia Militar.
As inscrições, que já se encontram abertas, decorrem até 06 de Março.
O CEISDTAD assenta na investigação aplicada, no ensino e no arquivo. O projecto, que resulta de um desafio lançado pelo general Loureiro dos Santos, envolve a Câmara Municipal de Sabrosa, o Exército português e a UTAD.
Neste centro vão desenvolver-se projectos de investigação que pretendem "aglomerar, desenvolver e aprofundar o conhecimento das implicações da tecnologia nos conflitos que actualmente decorrem por esse mundo fora".
Através deste projecto poder-se-ão desenvolver novos produtos, técnicas e tecnologias para pôr ao serviço do Exercito português.
O centro desenvolverá um conjunto de actividades que passarão, numa primeira fase, pela realização de conferências e palestras sobre os seus eixos principais de estudo e investigação e a oferta de pós-graduações relacionadas com essa temática. (Notícias ao Minuto)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.