15 de janeiro de 2014

Navio Patrulha Viana do Castelo chega à Madeira na próxima semana

O NRP Viana do Castelo deve chegar à Madeira no início da próxima semana para a primeira comissão na Zona Económica Exclusiva da Madeira.

O navio, que substitui o NRP Cuanza, deverá ficar durante três meses na Região, na sua primeira missão de apoio ao Comando de Zona Marítima, com o Capitão-de-Fragata Rui Manuel Rodrigues Teixeira a ter de praticar o cais norte do porto do Funchal na área em frente à Praça do Mar.

Com 83 metros de comprimento, o NRP Viana do Castelo está preparado para receber um helicóptero "Lynx" e dispõe ainda de duas lanchas que podem transportar 25 pessoas. Concebidos como navios militares não combatentes, estes Navios Patrulhas Oceânicos são utilizados para para diversas missões, como fiscalização, protecção e controlo das actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, além de prevenir e combater a poluição marítima.

Na Madeira, o Viana do Castelo vai também dar apoio ao Parque Natural da Madeira, nas rendições dos Vigilantes da Natureza em serviço nas Reservas Naturais das Ilhas Desertas e das Ilhas Selvagens.

No caso das ilhas mais a sul, a rendição vai ser feita, enquanto estiver este navio ao serviço, em melhores condições, com os vigilantes a poderem fazer a travessia com mais conforto.

O NRP Viana do Castelo tem embarcados 38 militares (5 oficiais, 8 sargentos e 25 praças) e veio pela primeira vez à Madeira em Julho do ano passado, em trânsito para as Ilhas Selvagens, aquando da visita do Presidente da República, Cavaco Silva.

Com o número de amura P360, o primeiro dos dois navios gémeos actualmente em funções (o NRP Figueira da Foz foi entregue recentemente), desloca mais de 20 nós e chega na próxima semana à Região, onde vai prestar apoio ao comando chefiado por Félix Marques. (JM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.