A aeronave P-3C CUP+ executou, a 16 de Janeiro, mais uma missão da Operação Active Endeavour. Esta operação conta com a participação de meios aéreos e de superfície da NATO, com a finalidade de patrulhar e monitorizar o mar Mediterrâneo no sentido de dissuadir, defender e proteger contra ataques terroristas.
Este tipo de missão só é possível devido a uma preparação atempada por parte de toda uma equipa coesa, trabalhando num só sentido. Manutenção e tripulação iniciam os preparativos para esta extensa missão com mais de 24 horas de antecedência, preparando não só a aeronave como todos os briefingse planeamentos necessários para que 13 tripulantes executem a primeira missão de 2014 no âmbito da NATO.
E é sob a égide da NATO que a Esquadra 601 - “Lobos” conta já com dez anos deste tipo de operação, essencialmente na luta contra o terrorismo. Embora na área de operações monitorize igualmente situações de narcotráfico, emigração ilegal e poluição marítima.
Em virtude da grande autonomia da plataforma P-3C CUP+ (classificada de Extra-Long Range) e dos sensores que a equipam, este tipo de missão pode ter uma duração superior a oito horas de voo e será patrulhada uma área superior a 250.000 Km2.
Fica o sentido de dever cumprido, numa contribuição para a segurança dos Países da Aliança e da Europa, na salvaguarda de vidas e da navegação marítima no Mediterrâneo. (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.