O Conselho de Ministros decidiu hoje propor ao Presidente da República a nomeação do tenente-general Carlos Hernandez Jerónimo para o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), deixado vago após a saída do general Pina Monteiro.
O nome proposto pelo Governo, após consulta ao Conselho Superior do Exército, foi anunciado hoje pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, no final da reunião do Conselho de Ministros.
O tenente-general de Infantaria Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, 58 anos, é desde 13 de Setembro de 2013 Comandante das Forças Terrestres. Antes, desde 14 de Janeiro de 2010, chefiou o Centro de Informações e Segurança Militar, no Estado Maior General das Forças Armadas.
Foi adido de Defesa em Marrocos e na Tunísia entre 1995 e 1998, e comandante do Contingente Nacional em Timor-Leste entre 2000 e 2003.
A nomeação e exoneração das chefias militares cabe ao Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas.
A lei prevê que os mandatos nos cargos de chefia dos ramos militares têm uma duração de três anos, prorrogável por dois anos.
Carlos Hernandez Jerónimo sucederá a Pina Monteiro, que tomou posse como Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas no passado dia 4 de Fevereiro, perante Presidente da República.
Com a nomeação do próximo CEME ficará concluído o ciclo de mudanças nas chefias militares, iniciada em Dezembro com a nomeação do almirante Macieira Fragoso como Chefe do Estado-Maior da Armada. (Jornal I/Lusa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.