25 de março de 2014

COMEMORAÇÕES DO 55º ANIVERSÁRIO DA DIREÇÃO DE HISTÓRIA E CULTURA MILITAR

No passado dia 19 de Março, a Direcção de História e Cultura Militar (DHCM) comemorou o 55º aniversário, no Palácio dos Marqueses do Lavradio. A cerimónia comemorativa foi presidida pelo Director de História e Cultura Militar, Major-General José Manuel Santos de Carvalho, tendo estado também presentes outros Oficiais Generais, no activo e na situação de reserva e reforma, antigos Directores, bem como outros militares e entidades civis convidadas para o evento.

O programa das cerimónias teve início com a tradicional fotografia da família militar da DHCM, extensiva aos Oficiais que integram a Comissão de Estudos das Campanhas de África (CECA).

Após o discurso do Director de História e Cultura Militar, o Mestre João Moreira Tavares, do Arquivo Histórico Militar/DHCM, proferiu uma conferência alusiva à temática: “O Fundo do Corpo Expedicionário Português (CEP) – Memória da Presença Portuguesa na Grande Guerra”.

Na sequência do programa da cerimónia procedeu-se à assinatura do protocolo de adesão da Biblioteca do Exército ao Registo Nacional de Objectos Digitais (RNOD), entre o Director da Biblioteca do Exército e a Directora-Geral da Biblioteca Nacional de Portugal.

A cerimónia incorporou, ainda, a imposição de condecorações a militares da Direcção que se distinguiram pelos serviços prestados ao Exército.

Realça-se o momento musical abrilhantado pelo “Quarteto de Saxofones da Banda de Música do Exército”, assim como, a inauguração da exposição “Portugal na Guerra de 1914-1918” e o visionamento do filme relacionado com as actividades que têm vindo a ser desenvolvidas pela Direcção e pelos Órgãos na sua dependência hierárquica.

O dia festivo terminou com a realização de um “Porto de Honra”, que permitiu o convívio fraterno e aberto entre várias gerações de militares, fazendo jus ao lema da Direção, “MAIS ÇERTIDOM AVER NOM PODEMOS“. (Fonte: Exército Português)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.