8 de março de 2014

FOGOS REAIS DOS ELEMENTOS DA COMPONENTE OPERACIONAL DO SISTEMA DE FORÇAS DA ZONA MILITAR DA MADEIRA

Inserido no programa de treino operacional da Zona Militar da Madeira (ZMM), decorreu no dia 26 de Fevereiro 2014, entre as 11h30 e as 16h00, na região do Farol da Ponta do Pargo, o Exercício “PEDRA VIVA 14”, exercício de Fogos Reais das armas colectivas de tiro tenso orgânicas do Batalhão de Infantaria (BI) e da Bateria de Artilharia Antiaérea (BtrAAA).

O exercício teve como objectivo o treino operacional das guarnições das armas, bem como das tarefas decorrentes do deslocamento para uma Área de Missão, incluindo a sua ocupação.

Estiveram empenhados 150 (cento e cinquenta) militares da ZMM, 30 (trinta) viaturas e 10 (dez) sistemas de armas (2 Metralhadoras Bitubo 20mm AA M/81, 2 Metralhadoras Pesadas Browning M2 HB 12,7mm, 2 Metralhadoras Ligeiras MG42 7,62mm, 2 Metralhadoras Ligeiras HK21 7,62mm e 2 Espingardas Automáticas G3 7,62mm c/ Lança Granadas HK79 40mm acoplado). A sessão de fogos reais contou ainda com a colaboração do NRP “Viana do Castelo” do Comando da ZMM e do Serviço de Operações Aeroportuárias do Aeroporto Internacional da Madeira, para a implementação das áreas de interdição marítima e aérea.

Assistiram aos fogos diversas entidades civis e militares, com destaque para o Exmo. Comandante da ZMM, MGen Marco Serronha, o Sr. Vereador da Câmara Municipal da Calheta, Nuno Maciel e para o Comandante da Zona Marítima da Madeira, Capitão-de-Mar-e-Guerra Félix Marques. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.