Inserido no programa de treino operacional da Zona Militar da Madeira (ZMM), decorreu no dia 26 de Fevereiro 2014, entre as 11h30 e as 16h00, na região do Farol da Ponta do Pargo, o Exercício “PEDRA VIVA 14”, exercício de Fogos Reais das armas colectivas de tiro tenso orgânicas do Batalhão de Infantaria (BI) e da Bateria de Artilharia Antiaérea (BtrAAA).
O exercício teve como objectivo o treino operacional das guarnições das armas, bem como das tarefas decorrentes do deslocamento para uma Área de Missão, incluindo a sua ocupação.
Estiveram empenhados 150 (cento e cinquenta) militares da ZMM, 30 (trinta) viaturas e 10 (dez) sistemas de armas (2 Metralhadoras Bitubo 20mm AA M/81, 2 Metralhadoras Pesadas Browning M2 HB 12,7mm, 2 Metralhadoras Ligeiras MG42 7,62mm, 2 Metralhadoras Ligeiras HK21 7,62mm e 2 Espingardas Automáticas G3 7,62mm c/ Lança Granadas HK79 40mm acoplado). A sessão de fogos reais contou ainda com a colaboração do NRP “Viana do Castelo” do Comando da ZMM e do Serviço de Operações Aeroportuárias do Aeroporto Internacional da Madeira, para a implementação das áreas de interdição marítima e aérea.
Assistiram aos fogos diversas entidades civis e militares, com destaque para o Exmo. Comandante da ZMM, MGen Marco Serronha, o Sr. Vereador da Câmara Municipal da Calheta, Nuno Maciel e para o Comandante da Zona Marítima da Madeira, Capitão-de-Mar-e-Guerra Félix Marques. (Exército)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.