21 de março de 2014

Ministro da Defesa promete colaboração com comissão de inquérito sobre equipamento militar

José Pedro Aguiar-Branco garante que o Ministério da Defesa está disponível para colaborar de forma total com a comissão de inquérito ao “processo de negociação e execução dos contratos de fornecimento e de contrapartidas” de equipamento militar, que foi viabilizada esta manhã por um entendimento entre o PS e a maioria PSD/CDS-PP.

“Quanto ao que terá que ser avaliado em relação a todos os contratos com certeza que haverá transparência e o Ministério da Defesa Nacional dará toda a colaboração que for necessária para o efeito”, afirma.

O ministro da Defesa recorda ainda que “os contratos de contrapartidas de diversos equipamentos que foram adquiridos têm anos”. “Portanto, mesmo quando se fala da questão dos submarinos, é um contrato que foi comprado há mais de dez anos e que depois tem a execução das contrapartidas ao longo deste período de tempo”, explica.

Para além da aquisição dos submarinos, Torpedos e Pandur, também vão ser avaliados os contratos de aquisição dos aviões de combate F-16, P3 Orion, aviões de transporte C295 e dos helicópteros EH101. Na prática, Governos socialistas também vão estar sob a análise que pretende saber se nos últimos 15 anos o interesse do Estado foi acautelado. (RTP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.