19 de março de 2014

Radar do Pico do Areeiro a funcionar até ao fim do ano

O radar militar do Pico do Areeiro vai estar operacional até ao fim deste ano. A garantia foi dada esta tarde na comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República pelo ministro da Defesa. José Pedro Aguiar Branco respondia a uma questão levantada pelo deputado madeirense do PSD, Correia de Jesus.

O governante brincou mesmo com a situação e disse que não é assim tão estranho haver problemas de comunicação entre a Madeira e o Continente, a propósito dos problemas técnicos do radar, que visa assegurar a vigilância aérea do arquipélago, mas que tem problemas desde 2012. Situado a 1.813 metros de altitude, o radar da Estação de Radar 4 (ER 4) começou a transmitir o primeiro sinal de radar para o Centro de Relato e Controlo de Monsanto a 9 de Maio de 2012, tendo sido detectados atrasos na transmissão do sinal.

Entretanto, a ER4 foi activada a 18 de Fevereiro de 2013, tendo sido nomeado comandante desta nova Unidade da Força Aérea o tenente-coronel Sérgio Manuel Silvestre da Cruz.

A ER4 é parte integrante do projecto de extensão do Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP) ao arquipélago da Madeira.

Depois de estarem ultrapassadas as anomalias técnicas, deverá opera 24 horas por dia e durante todo o ano, permitindo "ampliar o alcance da defesa área nacional bem como a vigilância e o controlo do seu Espaço Estratégico de Interesse Nacional". (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.