O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) Portuguesa, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro, participou, no dia 08 de Abril de 2014, na Reunião de Chefes das Forças Aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO/OTAN).
O Comandante do Allied Air Command (AIRCOM), General Franc Gorenc da Força Aérea norte-americana, recebeu os seus congéneres na Base Aérea de Ramstein, Alemanha, e agradeceu-lhes pela sua liderança e empenho na organização, treino e equipamento das respectivas Forças Aéreas.
Tratando-se de uma reunião anual organizada pelo AIRCOM, a deste ano tomou a forma de um simpósio de trabalho. A ordem de trabalhos focou-se sobretudo no desenvolvimento de capacidades, aumento de treinos e exercícios e reforço das relações com as estruturas de Comando e de Forças da NATO, bem como das políticas de Policiamento Aéreo da Organização.
Foram também abordados o futuro da defesa balística de mísseis da Aliança e da INTEL, vigilância e reconhecimento em conjunto.
Na despedida, o Comandante do AIRCOM confessou estar extremamente optimista sobre o futuro do Poder Aéreo da Organização.
O AIRCOM é responsável por toda a defesa e policiamento aéreos 24 horas por dia em toda a zona da NATO. Tem a sua sede em Ramstein (Alemanha) e dispõe de dois centros de Operações Aéreas Combinadas em Uedem (Alemanha) e Torrejón (Espanha) células, bem como de um Comando Aéreo e Centro de Controlo móvel em Poggio Renatico (Itália). (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.