12 de abril de 2014

Empresas lançam consórcio para industrializar o SIC-T

O Ministro da Defesa Nacional e a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional assistiram, esta manhã, ao lançamento do SCOPE, composto por quatro empresas e destinado à industrialização do Sistema de Informação e Comunicações Táctico (SIC-T), que está a ser desenvolvido pelo Exército Português.

A apresentação deste consórcio decorreu na Fundação Portuguesa para as Comunicações, em Lisboa, e junta actualmente as empresas Caetano Aeronautics, CEIIA, EID e Tekever.

Durante a sua intervenção, José Pedro Aguiar-Branco referiu que as indústrias de Defesa “são hoje um patamar muito importante da afirmação dos países na União Europeia” e que faz parte da estratégia europeia a “afirmação das pequenas e médias empresas industriais” para melhor encarar o desafio de “fazer o mesmo mas de uma forma mais eficaz, gastando menos”.

“Temos de estar sempre atentos aos desafios da defesa e da segurança”, afirmou o ministro da Defesa Nacional, destacando o facto da “resposta surgir agora por parte de um conjunto de empresas de competência reconhecida e com vontade de fazerem este trabalho em conjunto”.

No final da apresentação do SCOPE e em declarações aos jornalistas, o José Pedro Aguiar-Branco adiantou que a produção do SIC-T “tem um potencial de exportação para 12 países e que é possível ter capacidade de duplo uso”. O investimento previsto, por parte das empresas, ronda os “80 milhões de euros”.

O SIC-T foi apresentado pelo Exército Português em Setembro do ano passado e visa tornar mais seguras as comunicações entre as várias hierarquias e forças em movimento, desde o comando ao soldado no terreno. Tem também aplicação fora o âmbito militar, como por exemplo em acções da protecção civil, polícias e bombeiros. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.