1 de maio de 2014

A importância das PME no sector da Defesa Nacional

Realizou-se hoje um Seminário com vista ao debate dos desafios e oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas (PME) no sector da Defesa Nacional. Organizado pela Associação Industrial Portugal (AIP), AFCEA Portugal, EuroDefense-Portugal e Universidade Lusófona, este Seminário contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional na sessão de abertura, tendo o encerramento ficado a cargo do Ministro da Defesa Nacional.

A Secretária de Estado Adjunta da Defesa Nacional presidiu, esta manhã, à sessão de abertura da conferência "As PME de Defesa no contexto de uma nova agenda pós-Conselho Europeu de Dezembro de 2013: desafios e oportunidades".

Berta Cabral destacou a importância da “Investigação, do Desenvolvimento e da Inovação no sector da Defesa”. Afirmando que a existência de uma Base Tecnológica e Industrial consolidada “é indispensável para melhorar a produtividade e operacionalidade das Forças Armadas, manter a nossa competitividade, em linha com a indústria europeia de Defesa, como sublinha o Conceito Estratégico de Defesa Nacional.”

José Pedro Aguiar-Branco, que presidiu à sessão de encerramento do Seminário, sublinhou a importância das PME do sector, lembrando contudo que muitas vezes é dada menor relevância à área da Defesa e ao seu papel no bem-estar dos povos.

"Andamos muito tempo preocupados com outras áreas, esquecendo que para que exista isso temos de ter uma sociedade mais segura, que permita o convívio harmonioso entre povos", referiu o ministro da Defesa Nacional.

Aguiar-Branco afirmou que é necessário "cuidar e regar" permanentemente a Segurança e a Defesa dos países, como ficou patente na situação recente na Ucrânia, por exemplo.

"Temos de ter uma sociedade que seja mais segura, que permita o convívio entre os povos e nações de forma harmoniosa. Se não tivermos isso de origem, tudo o resto é posto em causa", lembrou o titular da pasta da Defesa. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.