1 de maio de 2014

Marinha com novo Centro de Comunicações nos Açores

O novo centro de comunicações rádio navais dos Açores permite cobrir toda a área em redor do arquipélago e constitui um "elemento interessante na racionalização dos recursos afectos às comunicações navais", anunciou hoje o Chefe de Estado-Maior da Armada.

“A partir de agora, a Marinha tem um centro de comunicações que é réplica, de alguma maneira, do que existe no continente e, portanto, em termos de comando e controlo, é muito importante a redundância e a separação geográfica e daí, também, a relevância geoestratégica dos Açores”, afirmou o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, em Ponta Delgada.

Aquele responsável falava após uma audiência com o presidente do Governo Regional dos Açores, acrescentando que o novo Centro de Comunicações dos Açores foi inaugurado na terça-feira em Ponta Delgada e constitui “um elemento interessante na racionalização dos recursos afectos às comunicações navais”.

“Permite-nos, de facto, cobrir toda a área e ser comandados a distâncias. A tecnologia que existe hoje em dia permite-nos isto, poupa-nos realmente muito pessoal. É evidente que sabemos que tudo isto tem impacto para as regiões onde há uma redução do número de militares afectos a essa tarefa, mas esta é uma realidade da vida e temos de tentar cada vez mais ser mais eficientes”, afirmou.

Questionado sobre a questão dos recursos, o almirante lembrou que “o país atravessa um momento difícil em que não é possível atribuir todos os recursos que seriam necessários”.

O presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, defendeu ser importante ter consciência de que a atenção estratégica em relação ao potencial do mar nos Açores não pode ser apenas de discurso, mas ter a necessária concretização prática.

"Se temos no discurso politico, desde logo nacional, do Estado, uma atenção muito particular e muito estratégica em relação ao mar e às questões do mar, é importante ter consciência de que essa atenção estratégica, em primeiro lugar, tem nos Açores o substrato geográfico que lhe dá uma dimensão completamente diferente", disse Vasco Cordeiro.

O presidente do Governo Regional disse, ainda, que o Governo dos Açores tem uma "apreciação positiva" quanto ao trabalho que as Forças Armadas em geral e, no caso concreto, a Marinha desempenha na região". (AO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.