29 de maio de 2014

Ministro da Defesa de Moçambique em visita oficial a Portugal

O Ministro da Defesa Nacional da República de Moçambique, Agostinho Mondlane, inicia hoje uma visita oficial de dois dias a Portugal, a convite do seu homólogo português, José Pedro Aguiar-Branco.

A proximidade entre Portugal e Moçambique na área da Defesa tem forte expressão, estando actualmente enquadrada pelo Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa assinado em 2012.

Os dois países foram cimentando o relacionamento em matéria de defesa por via dos projectos existentes no âmbito da Cooperação Técnico-Militar, tendo sido atingido um patamar de forte confiança e respeito mútuo. O mais recente Programa-Quadro, assinado durante a Cimeira Portugal-Moçambique, em Março deste ano, enquadra, entre outros, um conjunto de projectos concretos de apoio à estrutura superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas de Moçambique e também aos diferentes ramos.

Esta visita constitui uma oportunidade renovada para ambos os Ministros da Defesa reafirmarem a intenção de identificarem novas áreas de cooperação, que sejam de interesse mútuo, com vista a estreitar os já fortes laços existentes. Os Ministros dos dois países estão empenhados em consubstanciar uma parceria alargada entre Portugal e Moçambique na área da Defesa.

Neste contexto, faz parte da agenda dos Ministros não apenas a implementação dos projectos da Cooperação Técnico-Militar, mas também temas como equipamentos de Defesa, desenvolvimento de tecnologia e gestão de recursos humanos. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.