20 de maio de 2014

Portugal e Tunísia estreitam cooperação

O ministro da Defesa da Tunísia, Ghazi Jeribi, iniciou esta segunda-feira uma visita a Portugal, no âmbito da qual será assinado um protocolo de cooperação entes os institutos de Defesa Nacional dos dois países.

"Portugal e a Tunísia têm tido um relacionamento estreito na área da Defesa, mas estão empenhados em consubstanciarem uma parceria futura ainda mais alargada", diz um comunicado conjunto dos dois países, divulgado hoje..

A visita de três dias de Ghazi Jeribi, a convite do ministro português José Pedro Aguiar-Branco e com quem esteve reunido domingo, é uma "oportunidade renovada" para os dois ministros identificarem novas áreas de cooperação, "com vista a aprofundar o já estreito relacionamento bilateral", diz o comunicado.

De acordo com o documento, o relacionamento na área da Defesa começou em 1995, quando foi assinado o primeiro Acordo de Cooperação. No ano passado, foi assinada uma Convenção entre os dois países também de cooperação no domínio da Defesa.

"A cooperação bilateral na Defesa tem-se traduzido na realização de diversas actividades, essencialmente de carácter operacional, nas áreas da cartografia, treino em busca e salvamento, observação de exercícios, bem como intercâmbios entre as Academias Militares e os Institutos da Defesa Nacional", explica-se no comunicado conjunto.

É a primeira visita oficial a Portugal de um ministro da Tunísia desde a aprovação da nova Constituição tunisina, em Janeiro deste ano. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.