O evento, organizado e planeado por militares do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto (EMCOC) do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), contou com a participação de representantes das Forças Armadas e Comandos estrangeiros de 28 países da NATO e parceiros, num total de 291 conferencistas, em ambas as fases Computer Post Exercise (CPX) e Live Exercise (LIVEX).
Ao longo de quatro dias de trabalhos, especialistas de várias nações discutiram todos os aspectos do exercício, desde os requisitos operacionais, às questões de comunicações, terminando com os desafios logísticos que se avizinham.
O TRJE 15, marco relevante das Connected Forces Initiative (CFI), vai decorrer em Portugal, Espanha e Itália, no período de 3 de Outubro a 6 de Novembro de 2015, tendo como objectivo principal a avaliação e a certificação do Joint Forces Command Brunssum e das componentes da NATO Response Force 2016, antevendo-se que irão participar cerca de 24.000 militares.
Sendo o exercício mais importante da NATO dos últimos anos, a projecção, marca a alteração da postura da Aliança Atlântica das grandes operações no terreno para a contingência onde, aspectos como a sustentação e a interoperabilidade de Forças, passaram a ser os objectivos a atingir, representando no seu conjunto o maior teste de sempre para a NATO e para as suas forças NATO Response Force (NRF). (Emgfa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.