31 de maio de 2014

MILITARES PORTUGUESES “ABRAÇAM” CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE NO KOSOVO”

Decorreu em 251900MAI14, no bar "Sabaja Beer House", em Pristina, junto ao estádio de futebol a cerimónia de encerramento do evento de Solidariedade "Cycle Kosovo for Children" que, em colaboração com a ONG "Action for Mothers and Children", realizou uma campanha de solidariedade com o objectivo de angariar 10.000 Euros destinados à aquisição de um aparelho de análises sanguíneas para a Unidade Neonatal de Pristina.

Estiveram presentes, o Chefe Europeu da Missão da EULEX para o KOSOVO, a Médica Directora da Unidade Neonatal de Pristina, funcionários da European Rule of Law (EULEX) e outros agentes de diferentes Organizações Internacionais, (i.e., OSCE).

O 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado/KFOR (1BIMec/KFOR), materializou a sua participação através de um donativo financeiro de 300 euros, recolhidos entre os militares da força e preparou 6 cabazes para leilão, contendo vários produtos nacionais salientando-se, entre outros, o vinho e o azeite, fornecidos pela marca de cafés DELTA, tendo o leilão permitido angariar cerca de 1000 euros.

Um dos 6 cabazes, denominado "cabaz gourmet", foi o prémio mais cobiçado, ao ter sido arrematado por uns orgulhosos 310 euros.

De todas as expressões de regozijo e agradecimento que a Força militar portuguesa recebeu pelo seu contributo, salienta-se o discurso de agradecimento do organizador da iniciativa, Mark Dixon e do Doutor Juiz Manuel Soares, que destacaram a atitude e a contribuição do Batalhão Português. Para além do valor, estimado em mais de 1000 euros (o que materializou a contribuição mais significativa de todo o evento), ficou patente a disponibilidade, simpatia, o contributo desinteressado e generoso do Batalhão Português e da KTM.

"How Small Moves, Smartly Made, Can Set Big Things in Motion"

"A contribuição generosa e desinteressada do Batalhão Português rendeu uma quantia superior a mil euros e foi a mais significativa de todas as "entidades" doadoras. Mas não foi apenas o valor material das ofertas que se fez notar. Foi também e muito a disponibilidade e simpatia dos militares portugueses e a forma como aderiram à iniciativa. (...). Algumas pessoas nem sabiam que havia militares portugueses no Kosovo. Agora, graças à vossa disponibilidade, ficaram a saber não só que o Kosovo tem militares do nosso País mas também - e mais importante ainda - que esses militares são pessoas generosas capazes de se envolverem em causas civis para ajudar o próximo. De todo o lado ouvi referências elogiosas e palavras de admiração. Internacionais e locais pediram-me que lhe transmitisse esse agradecimento. Ontem senti orgulho em ser português." (palavras do Doutor Juiz, Manuel Henrique Ramos Soares (EULEX - KOSOVO).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.