5 de maio de 2014

TREINO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS NO KOSOVO

Um treino cruzado com os vários veículos aéreos não tripulados (UAV), presentes no teatro de operações do KOSOVO, teve lugar no passado dia 1 de maio, em NOVO SELO onde os Estados Unidos apresentaram o sistema PUMA, a Alemanha o MIKADO e ALADIN(não testado) e Portugal o LIGHT RAY.

Os operadores dos sistemas mostraram as suas capacidades e limitações, denotando vontade de partilhar conhecimento e em evidenciar capacidades num espírito de cooperação e partilha de informação entre as forças que detêm este tipo de meios na Força Internacional no Kosovo (KFOR).

O LIGHT RAY produzido em Portugal e desenvolvido com base num protocolo estabelecido com uma empresa nacional, o exército e várias universidades, provou ser um sistema robusto, de emprego rápido, permitindo flexibilidade no emprego para operações, quando comparado com os restantes sistemas. Foi demonstrada a rapidez na sua montagem, o lançamento, a operação e a aterragem suave, graças à existência de um paraquedas integrado no sistema. Esta componente do sistema, foi alvo de grande curiosidade por parte da audiência, pois era o único sistema que a possuía, admitindo-se constituir como uma mais-valia para a preservação dos equipamentos e a precisão na recolha do equipamento.
A natureza da missão evidencia uma elevada utilidade destes sistemas no âmbito da protecção da força, no acelerar do ciclo de planeamento e da tomada de decisão dos comandantes nos diferentes escalões, em resultado do conhecimento da situação, fornecido em tempo real pelos sistemas - dia e noite.

Releva-se que neste fórum, estiveram presentes forças militares da Alemanha, Estados Unidos e de Portugal.

As forças portuguesas - neste caso particular do exército - tiveram a possibilidade de participar neste fórum de treino operacional combinado com forte pendor tecnológico, mostrando de uma forma realista, que neste segmento de tecnologia e inovação, Portugal pode e deve estar presente. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.