4 de junho de 2014

Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional faz apologia da cooperação com as indústrias de defesa

“Há margem para tornar este tipo de cooperação institucional [entre academias das Forças Armadas, empresas que operam na área da defesa e universidades] mais consequente. Temos de andar mais rápido e conseguir reunir mais contributos, para que os projectos potenciem efectivamente as capacidades das Forças Armadas e, também, cheguem ao mercado nacional e internacional a tempo de se revelarem competitivos”, defendeu Berta Cabral no seminário “O desenvolvimento de capacidades na Força Aérea Portuguesa e as potenciais oportunidades para a Indústria portuguesa”, esta quarta-feira.

No evento, organizado pela Força Aérea Portuguesa e pela Embraer – Defesa & Segurança, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional afirmou que as orientações do Ministério da Defesa Nacional “apontam claramente no sentido de que as Forças Armadas se assumam cada vez mais como ‘parceiras’ da nossa Indústria na edificação e modernização de capacidades. É necessário alterar o paradigma actual, de modo a que a Defesa deixe de ser vista exclusivamente como financiadora de projectos e adquirente de equipamento”.

Falando para uma plateia de altos quadros do sector aeronáutico, civis e militares, Berta Cabral referiu que, “do ponto de vista da Defesa, o interesse científico nos projectos não pode ser o único critério. É necessário e imperioso que se posicionem como uma mais-valia para a Indústria.”

“Há que ter a consciência de que quanto maior for a ligação das academias à Indústria, maior será a confiança nos resultados a alcançar, maior será a fiabilidade atingida e, consequentemente, maior será também a probabilidade de os produtos resultantes virem a ser adquiridos pela Defesa”, explicou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.

O seminário contou com a presença do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Araújo Pinheiro, e do seu homólogo brasileiro, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, além do presidente da Embraer para a Europa, África e Médio Oriente, Eng.º Luiz Fernando Fuchs. (DEfesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.