27 de junho de 2014

Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional pede mais aproximação da investigação à indústria

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional considerou um importante desafio “aproximar mais quem investiga e inova daqueles que podem transformar estas conquistas em projectos industriais”, pedindo ao Instituto Hidrográfico que reforce “a permanente preocupação de colaborar com as empresas e a indústria nacional”.

Intervindo na sessão de encerramento das 3ªs Jornadas de Engenharia Hidrográfica, esta quinta-feira, Berta Cabral disse que “o Instituto Hidrográfico é uma entidade capaz de satisfazer as necessidades para a operação militar da Marinha e, simultaneamente, assegurar a informação indispensável para a navegação em geral. Com esta valência dupla, evita uma escusada e inaceitável duplicação de meios, numa altura em que o país se debate com severos constrangimentos”, acrescentou a governante, ao lado do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, e do Director-geral do Instituto Hidrográfico, Vice-Almirante Silva Ribeiro, e perante uma plateia maioritariamente composta por investigadores.

Berta Cabral, insistindo na ideia de que é necessária “firme determinação para impedir a existência de meios redundantes e para potenciar os que existem, partilhando-os”, concluiu que “o Instituto Hidrográfico é indispensável para a Marinha e é vantajoso para o próprio Instituto e para o país que este Laboratório do Estado se mantenha na esfera da Marinha, com missão e objectivos definidos de forma rigorosa”.

As 3ªs Jornadas de Engenharia Hidrográfica reuniram, durante três dias, engenheiros hidrógrafos e outros investigadores, que propuseram mais de uma centena de trabalhos, oriundos sobretudo de Portugal mas também de outros países lusófonos, da Espanha e da Noruega. (Defesa.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.