23 de julho de 2014

Esquadra 601 em contexto de exercício

Descolou hoje, 22 de Julho às 09:00, a aeronave P3C- Cup + da Base Aérea nº11 em Beja para participar no exercício Hot Blade 2014.

O sistema de Armas P-3C CUP+, entrou ao serviço operacional em Janeiro de 2011 e é uma plataforma extremamente flexível e versátil, que permite a execução de um leque alargado de missões sobre a terra e sobre o mar e em quaisquer condições meteorológicas com uma enorme autonomia e raio de acção.

As missões que vão desde a Busca e Salvamento, ao Patrulhamento Marítimo, à recolha de informações até às mais exigentes e complexas missões de luta Anti-submarina, Anti-superfície, ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition, and Reconnaissance) e de apoio a forças especiais. A aeronave possui ainda capacidades de C2 (Command and control), Network Centric Warfare e de largada de armamento inteligente nomeadamente o torpedo MK-46 e os mísseis AGM-84 Harpoon e o AGM-65 Maverick bem como a capacidade de sobrevivência em ambiente hostil.

No exercício Hot Blade 2014 a Esquadra 601 "Lobos" irá realizar missões de C2, ISTAR e CSAR (Combat Search and Rescue). (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.