10 de setembro de 2014

Dia da Defesa Nacional - Cinco protocolos assinados na BA5

A Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, acolheu a cerimónia de assinatura de cinco protocolos de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e os parceiros institucionais nas actividades do novo modelo do Dia da Defesa Nacional. Envolvidas estão entidades como Autoridade Nacional de Protecção Civil, Guarda Nacional Republicana, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Direcção-Geral de Educação e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

A cerimónia, que teve lugar a 9 de Setembro, foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, recebida na BA5 pelo Chefe do Estado–Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro.

De acordo com Berta Cabral, “a cooperação com parceiros estratégicos institucionais com ligação aos jovens - nomeadamente nas áreas do ensino, da juventude e do apoio ao cidadão - é essencial para cumprir os objectivos do Dia da Defesa Nacional”.

Com esse objectivo, estiveram presentes também os Secretários de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre, dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, e do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, na qualidade de tutela de alguns dos parceiros do Dia da Defesa Nacional, um dos pilares do actual modelo do serviço militar e, para a maior parte dos jovens, a única oportunidade para contactar directamente com as Forças Armadas.

No mesmo dia, paralelamente, decorreram actividades no âmbito do Dia de Defesa Nacional, com os três Ramos das Forças Armadas a realizar demonstrações de capacidades militares e acções de sensibilização a jovens com mais de dezoito anos.

“É uma oportunidade dos nossos jovens perceberem que as Forças Armadas são indispensáveis ao país, não só para estarmos preparados para evitar a guerra, mas sobretudo para manter a paz e ajudar as populações”, sublinhou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.

Acompanhada pelo Chefe do Estado–Maior da Força Aérea, Berta Cabral visitou ainda as Esquadras 201 “Falcões” e 301 “Jaguares”, que operam com as aeronaves F-16 MLU em estado de prontidão permanente. (Fonte:Fap)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.